Berçário

Proposta pedágogica

Atendemos em nosso berçário crianças de 0 a 2 anos de idade. O fato de estarem juntas, por si só, garante o benefício da convivência entre diferentes faixas etárias, pois a aprendizagem entre pares é indiscutivelmente muito rica. Entretanto, existem demandas que são específicas nas faixas etárias de 0 a 9 meses e de 11 meses a 2 anos.
Por essa razão, em nossa rotina, garantimos momentos em que estão juntas e outros em que as propostas são separadas. Os bebês precisam de maior tempo de sono, momentos mais individualizados e desafios ligados aos aspectos motores de sentar, engatinhar, andar. Isso não os exclui da interação e do conhecimento de si que, intencionalmente, são provocados no cotidiano. As crianças de dez meses, ainda autocentradas, enfrentam desafios voltados para a interação, conhecimento de si e do outro e na relação com o ambiente. Além, é claro, de terem que conquistar maior independência em suas realizações, em especial a de locomoção e a comunicação oral.
Isso nos leva a elaborar um currículo apoiado nessas demandas e no trabalho com o desenvolvimento da identidade, da interação e da autonomia. As aprendizagens ganham espaço nas experiências cotidianas que os bebês e as crianças realizam, por meio da exploração do ambiente, intencionalmente organizado, e da interação com as outras crianças e com os adultos. O desenvolvimento nesta fase está ligado às funções psíquicas da afetividade, do ato motor e da inteligência. A partir dessas observações, pautamos a nossa rotina considerando:
A rotina deve ser organizada de modo a contemplar momentos de cuidados, mas também de exploração do ambiente e ampliação das relações;
A rotina deve ter propostas que contemplem a construção da identidade, a interação e a exploração do ambiente, num contexto lúdico e previamente planejado.
O atendimento deve considerar as necessidades individuais;
A rotina deve estar a serviço das demandas das crianças;
O cuidar e o educar caminham juntos em todos os momentos da rotina;
As educadoras devem se organizar de modo a poderem acompanhar mais de uma situação simultaneamente;
A escola deve oferecer condições para que ela funcione de modo flexível.

Atividades

A rotina e aprendizagem no berçário é de extrema importância no desenvolvimento dos pequenos. Por meio de atividades, como brincadeiras, musicalização, contação de histórias, entre outras, estímulos são promovidos, contribuindo para a saúde psicológica e fí­sica dos bebês.

Alimentação

O Ateliê Maricota preza pela boa alimentação dos bebês. Por isso, respeitando o costume alimentar de cada família, permitimos que os pais enviem o leite materno ou a alimentação para o seu bebê. Oferecemos, como cortesia, uma fruta após a refeição.

Adaptação no berçário

A rotina diária de um berçário é baseada no cuidado e carinho com os bebês. Pensando nisso, dispomos aos pais e aos bebês, um período de adaptação no berçário, para que ambos se sintam confortáveis com o novo momento.

“Um bebê em liberdade explora posturas e experimenta seu corpo, repete e retoma o movimento quantas vezes necessitar e quiser.”
(Emmi Pikler)