Sobre nós

Um espaço cheio de vida, onde brincar é coisa séria!

O Ateliê Maricota (Berçário em Guarulhos) é um espaço de criação e desenvolvimento infantil, que nasceu em 30 de maio de 2016, com o propósito de valorizar a cultura da infância, respeitando e apoiando o desenvolvimento psíquico, emocional e fisiológico das crianças.

Acreditamos que o bom desenvolvimento intelectual depende de uma base emocional sólida. Assim, nosso objetivo é o respeito à criança em suas escolhas, fazendo do brincar livre, uma oportunidade para que ela se expresse sem receio, propondo situações que priorize o tempo de cada uma delas.

Ao longo dessa narrativa, refletimos que sempre existiram formas para educar, valorizando as estratégias e os instrumentos que possibilitam o brincar significativo e, consequentemente, uma aprendizagem mais lúdica, resgatando a infância acolhedora e feliz.

Períodos e faixas etárias

O Ateliê Maricota possui tais períodos:

Manhã

08 às 13h

Tarde

13 às 18h

INtegral

07 às 19h

Berçário

Educação Infantil

bebês de
0 a 02 anos

crianças de
03 a 05 anos

Diferenciais

O Ateliê Maricota se preocupa em facilitar o ingresso das crianças ao ambiente de valorização à cultura da infância, reduzindo aspectos burocráticos e oferecendo uma infraestrutura completa para atender as necessidades de cada uma das crianças, facilitando o dia a dia dos pais.

Possibilidade de matricula durante todo o ano

Período de adaptação com os pais para ambientação das crianças

Camas montessoriana e adaptadas para cada criança, independente do período

O leite materno e a alimentação é feita na escola com acompanhamento nutricional

As crianças serão alimentadas, com fruta inclusa, sem custos adicionais à mensalidade

Escola Ateliê Maricota

Respeito à primeira infância

“A criança é feita de cem”.
(Loris Malaguzzi)

Parcerias com as famílias
Rede de apoio

Uma Escola como rede de apoio, que acolhe, escuta, orienta e partilha saberes e experiências com as famílias. Acreditamos que o estudo da infância deve expandir do mundo pedagógico, para as famílias, possibilitando um diálogo transparente em prol de uma educação e desenvolvimento de qualidade.
Desta forma, a família estará inserida não apenas no cotidiano escolar de seus filhos, como também, em projetos formativos e reuniões de acolhimento.

Ateliê: Arte dos arteiros

Um espaço que auxilia na continuidade dos projetos trabalhados nas salas referência, com o objetivo de ampliar as possibilidades de pesquisas e relações com os objetos. Propostas realizadas em sessões de pequenos grupos na sala específica do Ateliê, e também nos outros ambientes da escola.

Portfólio: olhar de dentro para fora!

A forma de registros é observação que a Escola Ateliê Maricota utiliza está apoiada na abordagem através da ação pedagógica o educador e  educando constroem uma avaliação compartilhada, por meio da qual é possível compreender anseios, conquistas, superação de desafios e a evolução individual e coletiva além da própria ação didática do Educador.
Esta forma de conceber o currículo da infância pressupõe a organização de um currículo que se constrói na relação entre os processos de aprendizagens da criança em seu momento inaugural do desenvolvimento infantil. Os procedimentos utilizados implicam na organização das crianças em pequenos grupos para que a professora, a auxiliar possam fazer registros usando diferentes instrumentos como fotografias, vídeos, anotações e escritas, como forma de refletir a prática e assim poder aprofundar a teoria, fazendo da observação e dos registros um patrimônio comum. Um documento compartilhado com as famílias e toda a comunidade educativa, através dessa documentação valoriza a ideia de berçário e escola como um processo democrático, uma cultura da infância e da educação.

Movimento livre

A Escola Ateliê Maricota potencializa e organiza seus espaços para que bebês e crianças possam, quando estabelecido o sentimento de segurança, explorar e pesquisar, gerando a aprendizagem significativa. Ao garantir que os brinquedos e materiais oferecidos nesses ambientes agucem a criatividade e a curiosidade, cria-se uma ação
de experimentação e exploração com as propostas desenvolvidas, possibilitando ao bebê e a criança o movimento necessário de conhecimento do mundo e de si.

Alimentação

A Escola Ateliê Maricota valoriza e incentiva a alimentação adequada para as crianças nos primeiros anos de vida, visto que são decisivos
para o estabelecimento de bons hábitos alimentares que irão promover a saúde. À escola prioriza produtos frescos e de qualidade.
O cardápio é elaborado por nutricionista, se atentando aos casos de alergia e intolerâncias alimentares, respeitando as particularidades de cada criança. Todas as refeições são preparadas na escola.

Diferentes linguagens

A criança, como ser humano, possui cem linguagens, cem maneiras de pensar, de entender, de encontrar o outro através de um pensamento que entrelaça e não separa as dimensões da experiência. “Cem linguagens” é metáfora das extraordinárias potencialidades das crianças, dos processos cognitivos e criativos, das múltiplas formas com que a vida se manifesta e o conhecimento é construído. Na Escola Ateliê Maricota possibilitamos o tempo e o espaço para a expressão subjetiva dessas linguagens, por meio de ambientes organizados, com segurança e materiais que possibilitem as diferentes formas de pensar e o seu agir.

Educador como pesquisador

O professor, ao lado da criança, pode ser tanto pesquisador quanto aprendiz. Para cada registro, cada documentação, escolha e interpretação, estão não somente seu modo de pensar mas a responsabilidade de tornar visível o pensamento das crianças.

Cotidiano como currículo

A criança, como ser humano, possui cem linguagens, cem maneiras de pensar, de entender, de encontrar o outro através de um pensamento que entrelaça e não separa as dimensões da experiência. “Cem linguagens” é metáfora das extraordinárias potencialidades das crianças, dos processos cognitivos e criativos, das múltiplas formas com que a vida se manifesta e o conhecimento é construído. Na Escola Ateliê Maricota possibilitamos o tempo e o espaço para a expressão subjetiva dessas linguagens, por meio de ambientes organizados, com segurança e materiais que possibilitem as diferentes formas de pensar e o seu agir.

A criança como protagonista

A criança é um sujeito pensante, com direito de se expressar e comunicar seus desejos e necessidades, de ser respeitada e protagonista das situações do cotidiano, nas quais é capaz de construir e atribuir sentido e significados contextualizados com o mundo em que vive.
Aqui na Escola Ateliê Maricota a criança é valorizada por sua própria identidade e com o devido respeito ao seu processo singular de crescimento e desenvolvimento.

Nossas inspirações

Educadores como Paulo Freire, Loris Malaguzzi, Emmi Pikler, Madalena Freire, Paulo Fochi e Charlotte Masson, são fontes inspiradoras das reflexões que fundamentam o pensamento de educação para as práticas educativas a Escola Ateliê Maricota.

Missão

Propiciar aprendizagem à criança por meio do brincar livre, possibilitando uma experiência intensa, curiosa e criativa, despertando nela, a essência enquanto pessoa e aprendiz.

Visão

Valorizar a cultura da infância, proporcionando um brincar livre e respeitando o tempo de cada criança.

Valores

Comprometimento, responsabilidade, respeito, ética e valorização da criança e da cultura da infância.

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
(Augusto Cury)